Nunca quis um quarto convencional, com aqueles berços e com aquela sensação de que o bebê só dorme. Eu sempre quis que o bebê realmente vivesse e se divertisse em seu quarto. Então desde sempre pesquisei alternativas e acabei me apaixonando pelo quarto montessoriano que ainda é o modelo de quarto que seguimos com a Bibi.
O quarto montessoriano é um quarto feito para a comodidade do bebê e não para a conveniência dos pais. Tudo é feito para que seu filho consiga desenvolver-se melhor.
Esse foi o primeiro quarto que a Bibi teve. Digo primeiro pois vivo mudando mas a idéia é sempre a mesma, colchão no chão, um espelho para que ela possa ter o primeiro contato com o seu próprio ser, brinquedos a disposição e imagens ao seu alcance. Imagine ser um bebê e ficar enclausurado entre grades sem poder enxergar nada além de um móbile?
bibi, nesta foto, tinha 2 meses.
Se o pai ou a mãe tiver receio do filho rolar e cair, pense no tombo que seu filho teria se caísse do berço naquela fase em que eles adoram escala-lo para suas fugas. O bom do chão é que a grosso modo "do chão não passa" e você pode colocar colchões e almofadas ao lado e forrar o chão do quarto com eva.
Aqui em casa, apesar de Bibi ter seu próprio quarto, fazemos o bom uso da cama compartilhada, e quando Bibi fez 6 meses e aprendeu a rolar, abandonamos a cama e colocamos o nosso colchão de casal no chão. Foi uma fase maravilhosa, pois logo em seguida ela aprendeu a engatinhar e muitas vezes já acordava saindo da cama e procurando um de seus brinquedos e livros para se divertir. O montessori é maravilhoso por isso, ele permite que seu filho realmente tenha autonomia em seu próprio quarto. Após a Bianca aprender a andar, aos 9 meses, e conseguir sair de uma cama, voltamos o nosso colchão para a cama do nosso quarto e hoje continuamos dormindo lá, mas a Bibi sempre cochila em seu quarto e passa grande parte de seu dia nele.
Hoje em dia o quarto continua montessori, mas a mamãe cigana está adaptando algo.
O pequeno cantinho da leitura que criamos quando Bibi tinha 10 meses.
O quartinho quando ela fez 1 ano.
a mesa com os lápis e materiais acessíveis, brinquedos ao alcance e acima, na prateleira, tudo o que quebra, rasga e eu acabo deixando fora do alcance dela por motivos de xodó mesmo! rsrs
Para leitura eu recomendo:





Nenhum comentário:
Postar um comentário