sábado, 20 de setembro de 2014

Desenvolvimento psicomotor.

O desenvolvimento psicomotor da criança é o aumento da capacidade dela realizar variadas funções cognitivas e motoras, atividades cada vez mais complexas.
Bebês gostam e PRECISAM se movimentar. Deixa-los quietinhos no berço ou no chiqueirinho não é a melhor maneira de desenvolver seu filho. Eles precisam se pendurar, pular, rolar, jogar objetos, correr e escalar.  Tudo isso faz parte do desenvolvimento psicomotor de nossos filhos que possuem grande associação com a sua aprendizagem.

De acordo com Rochael, “a estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.”
O esquema corporal, a lateralidade, estruturação e orientação espaço-temporal, discriminação e coordenação viso-motora e auditiva, são habilidades necessárias que o aluno vai usar durante todo o processo de aprendizagem.



Deem uma olhada no estado da minha sala: 




Esse é um circuito caseiro. Aprendi no blog www.ensineseubebe.blogspot.com.
Existe um circuito da lojas americanas e ele custa mais ou menos uns 2.600 reais, ou seja, vamos fazer um caseiro, né gente?

É simples, pegue seus colchões, travesseiros almofadas e permita que seu filho se movimente. Deixe que ele suba no colchão como se fosse uma rampa e que pule do sofá, sempre, claro, com a proteção de um colchão por baixo. São infinitas possibilidades, eles podem subir, descer, usar a rampa como escorregador e mais o que vier na criativa cabecinha deles. Essa brincadeira além de muito divertida, desenvolve a psicomotricidade.
E, claro, depois de muito pular, rolar e se divertir, no fim da brincadeira, dormem como anjinhos.




Normalmente, aso sábados eu a levo no parquinho, mas num dia chuvoso como esse, nada como estimular a psicomotricidade deles e a nossa criatividade, né? :)

Referencias:




Nenhum comentário:

Postar um comentário